quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Jejum e abstinência quaresmal


Precisamos conhecer bem a nossa Igreja. Estamos na quaresma e neste período a Igreja nos convida a penitência. E estão prescritos o Jejum e a abstinência.

Jejum significa, comer com frugalidade, abrir mão de uma refeição completa diária. Podem então fazer uma refeição completa e as duas intermediárias. Ou seja, abri-se mão do almoço ou do jantar. Já a Abstinência é não comer carne de animais de sangue quente (carneiro, boi, frango...). Jejum se faz na quarta de cinzas e na sexta feira Santa, enquanto a abstinência em todas as sextas feiras da quaresma.

Muitos padres de maneira equivocada têm dito que, se pode fazer abstinência de outras coisas (da própria língua, de refrigerante, televisão, doces...), pois bem, não é verdade, abstinência para a quaresma é da maneira descrita acima. No entanto, afastar-se destas ou de ainda outras praticas pode ser um bom exercício penitencial. Mas, não substitui aquilo que a Igreja prescreve.

Outra questão é que nem todos são obrigados a tais praticas. São dispensados da abstinência os menores de 14 anos, os idosos, as mulheres grávidas e os pobres que recebem essas carnes como esmola. São dispensados do Jejum os menores de 18 anos, os idosos, os doentes e as mulheres grávidas.

Outro fato importante, é que não se faz jejum nem abstinência nas solenidades, portanto nesta próxima sexta feira, Solenidade da Cátedra de Pedro, estamos dispensados da abstinência (como bem lembrou o padre Renato Paganini em sua pagina no facebook).

Lucas Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário