terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O que a Liturgia Celebra?


Seria ótimo poder ouvir a resposta de cada um. Evidentemente esta não é a mídia adequada para isso. Então vamos às propostas. Com o presente texto, eu estou iniciando uma serie de textos que pretende apresentar as noções básicas necessárias a um agente de Pastoral envolvido com a Liturgia.

Para celebrar bem é preciso celebrar com consciência, é isso que afirma a Constituição Sacrossanctum Concilium, documento tão querido de quem costuma estudar liturgia nos dias de hoje, até em detrimento de outras fontes. É então que surge meu questionamento: será que sabemos o que estamos celebrando?
Quando vamos à missa, por exemplo, é a alma dos falecidos que está sendo celebrada? Ou o anjo da guarda? No sacramento do batismo, é a alegria dos pais por terem tido um filho? Ou a nossa devoção a Virgem Maria ou a outro Santo? Todas essas coisas fazem parte da nossa vida, mas não é este o ponto central de nossas liturgias.

A Liturgia da Igreja celebra o Mistério Pascal de Cristo: o conjunto de acontecimentos pelos quais se consumou a salvação de todos os homens e se inaugurou o tempo novo da Redenção. É pela realização destas coisas que toda os homens fazem parte da vida divina. É pelo Batismo que somos incorporados neste sacrifício inestimável em valor, que Jesus oferece a Deus Pai em nosso favor.

É isso que a Liturgia da igreja faz, celebra, torna presente o sacrifício de Cristo ao Pai, por nós. Assim, nossa liturgia é dirigida ao Pai e realizada por Cristo na ação do Espírito Santo. É da vivencia litúrgica que brotam todas as demais exigências da vida cristã. Afinal, foi em virtude do Mistério Pascal (da nossa Salvação) que Jesus, curou os doentes, caminhou junto dos excluídos, multiplicou o pão. Se você é católico, pratica obras de caridade e milita em defesa dos necessitados e não conseguiu entender que isso deve brotar da celebração do Mistério Pascal, existe alguma falha na sua participação consciente.


Lucas Francisco Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário