segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Encontro debate novos caminhos para a liturgia no Brasil


Depois de algum tempo sem aparecer por aqui, novamente retomo aos fragmentos, vou enviar para vocês meus leitores algumas noticias sobre o curso de atualização em Liturgica que teve início em São Paulo (SP), no dia 3 de janeiro, o Curso de Atualização em Liturgia, promovido pelo Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard, com o apoio da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O evento que acontece até o dia 25 deste mês, conta com a participação de agentes de Pastoral Litúrgica do Amazonas, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Paraná. Da Arquidiocese de Vitória participam do Curso Margareth Albani, secretária da Pastoral Litúrgica e Lucas Francisco Neto, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição,Guarapari que traram do evento novidades para o Folheto Caminhada.
A proposta do curso é construir um saber teológico-litúrgico focado na partilha e na busca de caminhos para a liturgia no Brasil, à luz da renovação proposta pelo Concílio Vaticano II e outros pronunciamentos do magistério da Igreja, em particular na América Latina.
Segundo irmã Veronice Fernandes, uma das coordenadoras do Curso de Atualização, a inspiração para a realização do curso foram as comemorações do Concílio Vaticano II. “Neste ano da comemoração do jubileu da Sacrosanctum Concilium é um dom poder dedicar tempo para a formação litúrgica, tão desejada pelo Concílio Vaticano II”.
Já para o frei Carlos Eduardo Fernandes, a importância de estar num encontro como este é perceber o quanto “devemos, sempre, estar em função da verdadeira liturgia da Igreja. Isto deve acontecer para que Cristo apareça sempre e todo fiel se reúna em comunidade para celebrar com Cristo para se cristificar e viver como Ele em sua vida cristã!”, concluiu.

(Fonte: http://www.aves.org.br/noticias,1,5119,curso_de_atualizacao_em_liturgia.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário