segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Todos os Santos e Santas de Deus


“Vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão”. (Ap. 7, 9).


No princípio, a Bíblia reservou a YHWH o título de “Santo”, palavra que tinha então um significado muito próximo ao de “sagrado”: Deus é o “Outro”, tão transcendente e tão longínquo que o homem não pode pensar em participar da sua vida. Diante de sua santidade (cf Gn 28, 10-19; 1Sm 6, 13-21; 2Sm 6, 1-10) o homem não pode deixar de ter respeito e temor (cf Ex 3,1-6; Gn 15,12).

Em uma religião de salvação como a de Israel, Deus devia comunicar a sua santidade ao povo (cf Is 12,6; 29,19-23; 30,11-15; 31, 1-3) o qual se torna também “outro”, manifestando em sua vida cotidiana, e sobretudo em seu culto, um comprometimento diferente do de outros povos (Lv 19,1-37; 21, 1-23; Ap 4, 1-11). Mas para efetuar essa santidade a que Deus o chamava, o povo eleito tinha apenas meio legais e práticas de purificação exterior. Os homens mais esforçados tomaram logo consciência da insuficiência de tais meios e procuraram a “pureza de coração”, capaz de fazê-los participantes da vida de Deus.

A aspiração de santidade se realiza plenamente em Cristo, tornado “Senhor”, ele transmite a sua santidade à Igreja por meio dos sacramentos, que trazem ao homem a vida de Deus. Esta doutrina era tão viva nos primeiros séculos que os membros da Igreja não hesitavam em se chamar “os santos” (2Cor 11,12), e a própria Igreja era chamada “comunhão dos santos”.

Assim precisamos entender o que significa “Comunhão dos Santos”, pertencem à ela,todas a pessoas que colocaram a sua esperança em Cristo e lhe pertencem pelo Batismo, tenham elas já morrido ou vivam ainda. Porque somos um “corpo” em Cristo, vivemos uma comunhão que abraça o Céu e a Terra.

Significa então que a assembleia dos Santos é a assembleia dos batizados, daqueles que pela graça do batismo integram o corpo místico de Cristo que é a Igreja, assim a Festa de Todos os Santos e Santas de Deus é a comemoração da santidade da assembleia cristã. Todos os membros do corpo de Cristo são parte desta comunidade de Santos e Santas.

A santidade cristã manifesta-se, pois, como uma participação na vida de Deus, que se realiza com os meios que a Igreja nos oferece, particularmente com os citados sacramentos.

A santidade não é fruto do esforço humano, que procura alcançar a Deus com suas forças, e até mesmo com heroísmo; ela é dom do amor de Deus e resposta do homem à iniciativa divina.

Lucas Neto

Fonte: Missal Romano e Catecismo da Igreja Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário