terça-feira, 13 de novembro de 2012

HORA PALAVRAS A MENOS, HORA PALAVRAS A MAIS!

Assembleia é a reunião atual (visível, sacramental) dos que crêem,
qualquer que seja sua comunidade de relações ou de pertença, para celebrar
o mistério de Cristo.

Tenho observado o nosso povo, não sei o que tem acontecido, mas de uns tempos para cá tem acontecido umas coisas engraçadas nas liturgias em que tenho participado. Mesmo a missa sendo um diálogo, tendo partes para todos, partes para assembleia e parte para o presidente. Uns têm invadido o ministério dos outros.

Momentos de orações presidenciais, em que o sacerdote dirige a ação de graças de todo o povo cumprindo seu múnus de fazer em nome de Cristo (Sumo Sacerdote), a assembleia reza junto e nem sequer é possível ouvir a voz do sacerdote. Como se não bastasse quando chega o momento de dizer amém (que é o sim, o assentimento de toda a assembleia) as pessoas ficam caladas.

Esses abusos surgiram de uma iniciativa equivocada de alguns padres e leigos de tornar a missa ainda mais dinâmica do que ela é, no entanto, a liturgia não comporta invencionices.

Outro fato interessante é que, estamos colocando palavra onde não tem e tirando onde tem, por hora isso muda o sentido dos textos e por outras vezes deixa o texto fora das normas de gramática. Dois exemplos:

Quando o sacerdote nos convida a oração no inicio da liturgia eucarística com estas ou outras palavras “Orai irmãos e irmãs...” Respondemos: Receba O Senhor por tuas mãos este sacrifico para a gloria do seu nome, para o nosso bem e de toda a santa Igreja.

As pessoas tem suprimido o artigo O. Mudando completamente o sentido do texto. Que é uma resposta ao convite do sacerdote, a este dirigida.

No ultimo exemplo estamos tirando agora vamos ver onde estamos colocando palavras:

Após a fração do pão o sacerdote erguendo a hóstia que se transformou no Corpo de Cristo e o Sacerdote diz “Felizes os convidados... Eis o Cordeiro de Deus...” Respondemos: Senhor eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo”.

As pessoas estão dizendo “Senhor eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo”. Ora, se é uma palavra é obvio que é só ela, isso em gramática, acho que se chama pleonasmo.

Além destes existem outros casos, sobretudo, de todos falando ao mesmo tempo, como na Doxologia (Por Cristo, com Cristo), na parte do Rito da Comunhão que alguns tem chamado de Oração da Paz, e até na Saudação Trinitário do inicio e do final da missa. Nestes e em outros momentos cabe à assembleia apenas o amém, para que fique ainda mais visível existência dos ministérios na Igreja, a presidência e a assembleia são importantes e cada uma tem o seu papel.

Então precisamos prestar mais atenção, para saber quais são as partes de todos, de sacerdote e da assembleia para que nossas liturgias não percam o sentido de Assembleia do Povo de Deus, presidida pelo sacerdote que faz às vezes de Cristo.

A luz dessa realidade, a "missa dominical" não será mais, para muitos cristãos, uma "obrigação", uma tarefa incômoda, mas será verdadeiramente "um acontecimento de salvação", no qual, livre e conscientemente, entram eles com sua vida, para que seja renovada por Cristo.
Lucas Neto

2 comentários:

  1. Muito boa a publicação, gostei ;)

    Muitas críticas construtivas para muitos desenformados ou 'leiguetes' dando uma de sacerdote.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Victor,

    Vale sempre lembrar que todos os ministérios são importantes, mas também diferentes e com funções diferentes.

    ResponderExcluir