sexta-feira, 2 de novembro de 2012

A Coroa de Flores






Hoje me indagaram porque quando alguém morre as pessoas enviam flores e geralmente em formato de uma coroa. Então, queriam saber se existe algum sentido nisso. Eu não respondi com detalhes até porque a ocasião não permitia. Mas, agora vale escrever um pouco.

As flores são sinais de nossa admiração para com os falecidos, mas dispor a mesmas em forma de coroa quer sim expressar algo especial.

Primeiramente é preciso elucidar qual o sentido da morte para o Cristão e é evidente que se vivemos esperando a Vida Eterna a morte trata-se da porta de entrada para essa nova vida. Então embora a tristeza da separação seja algo inevitável para os vivos, o momento da morte deve ser permeado da certeza da ressurreição.

É importante celebrar liturgicamente a morte, seja pela vigília junto ao cadáver (velório), seja pelas exéquias e pelo sepultamento cristão e até mesmo as famosas missas de sétimo dia, esta ultima também pode ser tema de outra postagem porque rende assunto viu!

Mas, voltemos às coroas. E vejamos que se a morte é uma vitória, carece de um premio. Então a coroa é símbolo de coroamento de uma vida, é símbolo de uma vitória. Símbolo da Vitória de Cristo sobre a morte.

Por isso, agora ao homenagear algum falecido com a coroa de flores saiba que ela significa o prêmio que através da morte se alcança a VIDA ETERNA.

“Eu já estou sendo derramado como uma oferta de bebida. Está próximo o tempo da minha partida. Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.
2 Timóteo 4:6-8

Lucas Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário